Pós-graduação lato sensu em Cardiologia do Exercício e do Esporte

Pós-graduação lato sensu em Cardiologia do Exercício e do Esporte

387 horas

Curso 100% Online

Período das aulas

Inicio imediato após a confirmação de inscrição

Carga horária

387 horas

Modalidade

Curso 100% Online

Certificação

Certificado de especialização lato sensu em Cardiologia do Exercício e do Esporte emitido pelo Instituto Nacional de Cardiologia

Vagas

150
Metodologia

O curso compreende duas fases: Formação e Integração. Na primeira fase objetiva-se o ensino dos fundamentos básicos da fisiologia do exercício e na segunda fase a aplicação do conhecimento à prática clínica. Estas fases são compostas por módulos que representam as disciplinas da pós-graduação. 

Módulos

Serão ao todo 7 módulos, totalizando 101 aulas assíncronas. Cada aula terá média de 25 minutos de duração. As aulas serão complementadas por estudo dirigido e por uma avaliação com quatro questões de múltipla escolha que serão respondidas ao final de cada aula. 

As aulas serão lançadas progressivamente no período de 6 meses (agosto a dezembro). Após a última aula, o aluno terá 12 meses para integralizar o curso.

Ao final de cada módulo, o aluno participará de uma Sessão Interativa alusiva aos temas das referidas aulas. Essas sessões serão realizadas aos finais de semana (sábado), pela manhã, com duração de 90 minutos. Nessa ocasião será possível a interação do aluno com os docentes por meio de chat ou abertura do microfone e/ou câmera. 

Vídeos demonstrativos poderão complementar as atividades dos módulos. 

As sessões de tutoria em grupos de até 15 alunos serão realizadas durante o período de realização das aulas em cronograma mensal.   

Cronograma

O conteúdo do curso será disponibilizado progressivamente entre julho e dezembro. As aulas assíncronas (pré-gravadas) e avaliações serão disponibilizadas sempre às segundas-feiras e o aluno pode assisti-las de acordo com a sua disponibilidade de horário.              

As aulas síncronas ocorrerão em sábados pela manhã (8h às 9h30) agendados, geralmente, 1 vez por mês. As aulas ao vivo ficarão gravadas e serão disponibilizadas dias após a sua realização, na trilha do curso, na plataforma de aprendizagem. O aluno precisa assistir 33% das aulas ao vivo (2 aulas). 

ATENÇÃO! O cronograma será enviado a cada aluno matriculado.

Soluções de aprendizagem

● Tutoria e suporte para dúvidas: os coordenadores e professores do curso executam a tarefa de tutores e os docentes também são consultados para responder às dúvidas que surgirem em cada aula. 

Material do curso: videoaulas assíncronas agrupadas por módulos, Webinars agendados para resolução de questões anteriores, testes com questões objetivas por aulas ou por módulos, ambiente virtual de aprendizagem com recurso de fórum para envio de perguntas por aula.  

Sequência dos conteúdos: progressiva, dos conceitos básicos à aplicação na prática clínica, conforme o desenvolvimento dos tópicos do tema do curso, com o conteúdo teórico abordado em videoaulas assíncronas disponibilizadas progressivamente conforme cronograma (semanal ou quinzenal), encontros síncronas em formato de webinars conforme cronograma para discussão de casos clínicos, teste objetivo para avaliação do raciocínio clínico e do conhecimento teórico abordado nas videoaulas.  

Frequência:  Todas as atividades são de frequência obrigatória. Os webinars ficarão gravados para que o discente possa acessá-lo, mesmo após sua apresentação.  

Estudo dirigido: consiste em conteúdo adicional para estudo realizado pelo aluno, em momento de sua livre escolha, após ter participado da videoaula e previamente a avaliação daquela aula.

Material bibliográfico de qualquer natureza: Artigos de periódicos, disponibilizados ou indicados. Destina-se o tempo de 120 minutos para realização de cada estudo dirigido.  

Trabalho de conclusão de curso:  Ao longo do curso, o discente deverá desenvolver um trabalho monográfico que deverá ser apresentado ao final do curso. Prioritariamente um produto da prática clínica do aluno, ou seja, um relato de caso ou experiência submetido na forma de tema livre ou artigo aos eventos ou periódicos da SBC, suas filiadas e departamentos. Terá, no máximo, doze meses, a partir da última aula síncrona, para sua finalização. Pelo menos um orientador do TCC deverá pertencer ao corpo docente do curso ou designado pela coordenação do Curso. Os trabalhos com seres humanos deverão ter a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa. A publicação do TCC deverá conter obrigatoriamente menção à filiação do aluno ao curso e declarar que se trata de TCC.  

Avaliação: Após cada módulo e o estudo dirigido correspondente, serão disponibilizadas questões de múltipla escolha, através de formulário eletrônico. O aluno deverá apresentar 75% de acertos no teste para conseguir a aprovação. Caso não consiga a nota mínima, deverá repetir o teste após rever as aulas e o estudo dirigido.  Este modelo considera uma avaliação com 4 questões por aula, sendo 3 o número de acertos mínimo para aprovação. Caso o aluno não consiga atingir a média após as três tentativas, será disponibilizada uma avaliação de resgate em modalidade discursiva. 

Aprovação para certificação: A nota final do curso será a média aritmética de todas as avaliações de múltipla escolha, considerando-se “Aprovado” aquele que obtiver média maior ou igual a 7,5 (sete e meio) ou 75 (setenta e cinco); e Obter presença integral no curso. O aluno deverá integralizar os módulos do curso em tempo máximo de 12 meses.  O não cumprimento dos prazos de integralização dos módulos em até seis meses da última aula e do TCC em até doze meses da última aula implica na não certificação do aluno. Neste caso será expedida tão somente uma declaração de conclusão dos módulos cursados.